Localização do território brasileiro.
Com uma área de 8 514 876 Km², o Brasil ocupa a maior parte da América do Sul, no Continente Americano, onde faz divisa com todos os países com exceção do Equador e do Chile. A maior parte de suas terras estão na região tropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio), com uma pequena parte no hemisfério norte. É cortado pela linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, onde ao sul dessa linha ocorre uma sutil perda da tropicalidade e o país adquire características climáticas e fisiográficas de regiões subtropicais.
Com uma área de 8 514 876 Km², o Brasil ocupa a maior parte da América do Sul, no Continente Americano, onde faz divisa com todos os países com exceção do Equador e do Chile. A maior parte de suas terras estão na região tropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio), com uma pequena parte no hemisfério norte. É cortado pela linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, onde ao sul dessa linha ocorre uma sutil perda da tropicalidade e o país adquire características climáticas e fisiográficas de regiões subtropicais.
Formação do território brasileiro.A ocupação das terras do Brasil é fruto da expansão comercial europeia do século XVI, quando Portugal iniciou o reconhecimento do território que viria a ser o Brasil em 22 de Abril de 1500. No final deste século Portugal começou a colonizar definitivamente suas terras.
Pode-se resumir da seguinte forma a ocupação do território brasileiro:
Século XVI: a ocupação do território se limitava ao litoral, a principal atividadeeconômica era o cultivo de cana-de-açúcar, que tinha sua produção destinada a exportação.
Século XVII e XVIII: marcado pela pecuária que adentrou a oeste do país e pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos no Brasil central onde hoje estão os estados de Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Século XIX: a atividade que se destacou neste período foi a cafeicultura que se expandiu principalmente na região sudeste, contribuindo para o surgimento de muitas cidades e de uma relativa infraestrutura de transportes.
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