quinta-feira, 18 de abril de 2013

3º ano


O Oriente Médio sempre pauta com guerras e atentados terroristas os mais importantes telejornais das mais famosas televisões do mundo inteiro. O Oriente Médio está sempre na midia brasileira e mundial. O Oriente Médio está em todas os livros de Geografia e de História.
Mas o que é mesmo o Oriente Médio? sua área, suas nações e seus território? qual é sua cultura, sua religião, seus valores civilizatórios? Seus principais aspectos geográficos e humanos?
A primeira e mais sobre o Oriente Médio é que essa designação foi e é aplicada a conjuntos diferentes de regi~eos, gerando dúvidas. Hoje em dia, a midia e os livros didáticos costumam chamar de Oriente Médio as terras banhadas pelo Mediterrâneo ao sul e a leste, como a Ásia Menor (Turquia), Chipre, Egito, Israel e Palestina, Líbano e Síria, mais a Jordânia ea Península Arábica -todo esse conjunto de países era antes conhecido como Oriente Próximo-, aos quais se acrescentam o Irã, o Afeganistão e o Iraque. 
Como região em que surgiram as civilizações (Suméria, Babilônia, Egito, Pérsia); o judaísmo, o cristianismo; e, na Ásia Menor, a filosofia grega, o Oriente Médio é considerado o berço do Ocidente. Mas ali também surgiu Alá, o Islã e o Muçulmanismo. 
Os povos principais do atual Oriente Médio são árabes em geral (na maioria, muçulmanos, mas também druzos e cristãos), armênios, assírios, caldeus, gregos, judeus, persas e turcos - pela ordem alfabética. Já as línguas mais faladas são o árabe, armênio, assírio (conhecido no Ocidente como Aramaico), curdo, hebraico, persa e turco.
Na antiguidade do Oriente Médio, belicamente, se sucederam guerra mortíferas entre os Estados principais da região: Suméria, Babilônia e Assíria. A partir de 500 a.C., todo o Oriente Médio foi dominado belicamente pelo Império Persa, depois brevemente por Israel (até a divisão do reino israelita com Judá. Houve ainda o domínio helenizados reinos do Egito e da Síria
A partir do Século I, o Império Romano ocupou toda a região, que foi cristianizada à força no século 4 pelo Imperador Constantino. Os judeus foram obrigados pela autoridades a se converter, ao contrário dos adeptos de todas as outras religiões, por se condiderar que eram um prova viva de que a vinda de Cristo tinha sido profetizada.
Depois surgiu o Império Bizantino. Mas no século 7 d.C. surgiram o islamismo e a acelerada expansão árabe. Em seis anos, de 636 a 642, os árabes ocuparam quase todo o Oriente Médio, cujos povos foram na esmagadora maioria islamizados em apenas duas gerações, restando alguns bolsões de cristãos e judeus. Quando harmonicamente conviveram muçulmanos, judeus e cristãos durante 400 anos.
A presença das cruzadas e de estados cristãos no Oriente Médio durou quase 200 anos. Foram embora no Século XIV, substituídos pelos turcos otomanos e seu Império Otomano.
Com a derrota na primeira guerra mundial, o Império Otomano de existir. Síria e Líbano tornaram-se protetorado francês, a Palestina foi dividida em duas (Transjordânia e Palestina Britânica).
Após a Segunda Guerra Mundial, a ONU dividiu a Palestina britânica entre um Estado Judeu e um Estado Árabe. Os Judeus declararam o Estado de Israel em 1948, mas os árabes não aceitaram a partilha. Egito, Síria, Transjordânia, Líbano e Iraque, apoiados pela Grã-Bretanha e França, atacaram o novo Estado de Israel, que apoiado pela União Soviética, saiu vitorioso em várias guerras, como a de 1967. Dando origem à Intifada, revolta palestina contra a ocupação por Israel de seu território. Revolta muito presente na atualidade.
O Oriente Médio tem valores culturais e históricos diversos. Tem as maiores igrejas cristãs, as mais bonitas Mesquitas e as mais suntuosas Sinagogas. O Oriente Médio é sede das principais religiões mundiais (Cristianismo, Islã e Judaísmo). Território geográfico mais visitado por Jesus Cristo e dos principais protagonistas dos principais livros religiosos (Alcorão Islâmico, Torá Judaico, Bíblia Cristã etc). Grande parte da população mundial. Santuário dos mais belos monumentos naturais da face da Terra. Região de excelente culinária, gastronomia.
Diversidade humana do Oriente Médio é bem diversas. Há os brancos do Líbano e do Irã, amarelos do Barein, verdes da Arábia Saudita, negros do Egito etc.
Para terminar, geograficamente, sobre países e nações. Conheça a relação dos países e nações do Oriente Médio: Afeganitão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Síria, Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário