terça-feira, 16 de abril de 2013

O nascimento do Universo


O nascimento do Universo
1. Introdução
Vimos que a Geografia constitui uma ciência que procura sintetizar os conhecimentos sobre a Terra. E é claro que, nesse sentido, uma das suas primeiras questões é, exatamente, descobrir a origem desse grande objeto de seu estudo.Assim, para iniciarmos o estudo sobre a Terra, é preciso tentar entender seu surgimento e suas relações com o Universo como um todo – e a ciência específica que pode nos dirigir na compreensão do planeta e desuas relações é a Astronomia.
2. O que é Astronomia?
Essa ciência nasceu da curiosidade dos homens com relação às estrelas e aos astros: no princípio, eles tentavam explicar esses fenômenos por meio da religião e criaram muitos mi tos nos quais os astros eram os deuses máxi mos, principal mente o Sol e a Lua, que podiam ser observados to dos os dias. Só na Grécia Antiga, há a preocupação em explicar o mundo físico de uma maneira mais científica – Aristarco de Samos (310 a 250 a.C.) foi quem mais se aproximou das ideias mais atuais, pois afirmava que o Sol era o centro do sistema planetário. Durante o restante da Antiguidade e toda a Idade Média, porém, vigoraram as ideias de Ptolomeu, que colocava a Terra como centro do Universo – o chamado sistema geocêntrico. A partir da Idade Moderna, ocorreram grandes mudanças que fizeram surgir, nos dias atuais, a Astronomia:
a) Nicolau Copérnico retomou a ideia de que o Sol seria o centro e descreve o movimento dos planetas – as órbitas celestes.
b)Johannes Kepler criou as suas leis que estabe le cem, entre outras coisas, que os planetas descrevem órbitas elípticas e não círculos perfeitos ao redor do Sol.
c) Galileu Galilei foi além: construiu o telescópio, aparelho de observação direta que comprova e facilita a compreensão da teoria heliocêntrica. Assim, aquilo que era somente a imaginação humana transforma-se em algo que pode ser observado, dimensionado – assim, nasce o conhecimento científico,lembra-se?A expansão desse conhecimento vai acontecer com o estabelecimento da Lei da Gravitação, de Isaac Newton, e a descoberta, com a ajuda de aparelhos ca da vez mais sofisticados, da infinidade de astros que existem além do Sis tema Solar, o que aumentou a visão do homem em relação ao Universo. Outra importante contribuição para a compreensão do Universo é dada por Edwin Hubble, no começo do  século XX, que, além de determinar a distância entre a Terra e as galáxias mais distantes, descobriu que elas se afastam umas das outras com velocidades inimagináveis e que, portanto, o Universo está em expansão.
3. O Big Bang
E aí vem a eterna curiosidade: qual a origem do nosso planeta? E do Universo? Baseando-se nas conclusões dos astrônomos que citamos, os cientistas criaram uma explicação que é aceita, porém ainda não pode ser comprovada: a teoria do Big Bang.Segundo ela, tudo aquilo que existe hoje teve origem numa explosão ocorrida há cerca de 15 bilhões de anos. Num breve instante, nosso Universo, e com ele o espaço e o tempo, surgiu a partir de um pequeno embrião cósmico incrivelmente denso e quente.Observe a sequência de esquemas, considerando tempo/espaço:
Durante uma pequena fração de segundo após o Big Bang, o Universo primitivo sofreu incríveis trans formações. De um ponto concentrado, sofreu um processo conhecido como inflação e expandiu-se formando partículas elementares de matéria e antimatéria, com uma temperatura bilhões de vezes superior à do Sol, atualmente.O resfriamento foi lento e permitiu o processo de interação entre a radiação e as partículas elementares que começaram a formar prótons e nêutrons que constituem o núcleo dos átomos, a menor partícula de matéria. Mais um momento e se formaram os elétrons, também partes do átomo, e suas antipartículas. Sabe-se que eles se destroem, liberando energia. No processo, sobrou mais matéria (partículas que constituem os átomos) do que anti matéria. Essas partículas vão se combinar formando os nú cleos de hélio, que, com um resfriamento mais acentuado, vão, por sua vez, se agregar aos núcleos de hi - dro gênio e aos elétrons, e, finalmente, está criado o átomo.
Nos milhões de anos seguintes, a matéria se condensou por força da gravidade. Só depois de cerca de 1 bi -lhão de anos, formaram-se as primeiras estrelas e galáxias.Essa teoria pode ser estudada e reproduzida com um aparelho que acelera as partículas do átomo, produzindo uma espécie de micro Big Bang, e que está, também, liga do, infelizmente, ao desenvolvimento das armas nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário