quinta-feira, 18 de abril de 2013

CONTINENTE AMERICANO


Características Gerais do Continente Americano

América do Norte
América do Norte é a parte mais setentrional da América. É separada da América Central na fronteira entre o México e a Guatemala. É composta pelos Estados Unidos, Canadá, México e Groelândia.

Na América do Norte existem Países independentes e dependentes:
Independentes: Canadá, Estados Unidos da América e México. Dependentes: Bermudas, Groelândia e Saint Pierre Miquelon.
As regiões geladas do Alasca e do norte do Canadá encontram-se na região do extremo norte. Mesmo com o clima frio, algumas estruturas foram criadas para permitir o aumento de habitantes.
Na América do Norte, há florestas de pinheiros, lariços e abetos, que os lenhadores derrubam para produzir a lenha.
Nessas florestas são encontradas planícies que são totalmente coberta pelo trigo norte-americano, já no sul dos Estados Unidos são encontradas algumas terras férteis que produzem milho.
As cidades de Toronto, Montreal, Nova Iorque, Filadélfia, Detroit e Baltimore, são encontradas ao leste da América do Norte.
América do Sul
América do Sul é considerada um subcontinente que ocupa toda porção meridional da América, com 380 milhões de habitantes. Ela possui 12% da superfície terrestre, 6% da população mundial, sendo que sua extensão é de 17.819.100 km².
Ela se junta ao norte com a América Central, através do canal do Panamá, porém em outros pontos ela se junta ao norte pela Punta Gallinas, leste pela Ponta do Seixas, e a oeste pela Punta Pariñas. A América do Sul também tem seus limites naturais, que são: pelo norte através do mar do Caribe, pelo leste, pelo nordeste e pelo sudeste através do Oceano Atlântico e por último a oeste pelo Oceano Pacífico.
Ela foi colonizada por Espanha e Portugal, sendo que a Espanha se espelhou nas descobertas de Cristovão Colombo.
No ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegou ao estado da Bahia (atual), e em nome de Portugal, tomou conta do território.
Nos anos de 1816 e 1825, grande parte da América dos Sul espanhola, tornou-se independente, com a liderança de Simon Bolívar e José de San Martín, com isso a América do Sul se dividiu em 9 países: Venezuela, Equador, Colômbia, Bolívia, Peru, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai.
A maior parte da população são descendentes de europeus, africanos e indígenas, porém há uma grande parte pessoas mestiças. As línguas faladas na América do Sul são: espanhol e português.

Continente Americano - Características Gerais


Aspectos Gerais: O continente americano tem uma extensão de 42.560.270 km. É o maior nosentido latitudinal (norte/sul), entretanto, tem a menor extensão no sentido longitudinal (leste/oeste).
Aspectos Naturais: Continente é dividido em três porções. América do Norte, América Central, América do Sul.
- Relevo: Formação do relevo do continente americano se deve, sobretudo, às movimentações ocorridas na crosta terrestre no passado. Mas não podemos creditar apenas a elas a atual configuração do continente. O relevo é dinâmico, portanto, com o passar do tempo, a ação interna e externa dá a forma às paisagens. Na porção oeste estão as maiores altitudes. As formações dos conjuntos montanhosos estão localizadas no sentido norte-sul, e abrangem terras dos Estados Unidos, Canadá e México.

-Hidrografia: É extensamente aproveitada econômico, quer para transporte ou para a geração de energia. Muitos rios e lagos fornecem água para as atividades industriais, agropecuárias, ou para o uso doméstico. O sistema hidrográfico norte-americano está fundamentado em quatro grandes bacias: Ártica, Atlântica, a Pacífica e a do Golfo do México. Uma característica peculiar aos rios da vertente ártica é que permanecem congelados durante parte do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário