quarta-feira, 17 de abril de 2013

6° ano orientação e localização geografica


1º - A orientação e localização geográfica

Uma das primeiras e principais preocupações do ser humano foi como se localizar na superfície da Terra. O ser humano sempre circulou pela superfície do planeta em busca de novos lugares para habitar e sempre careceu de um sistema que lhe assegurasse a direção correta a tomar. Os homens primitivos se orientam com a utilização de acidentes geográficos como rios, montanhas e florestas – algo que muitos de nós ainda fazemos – elementos marcantes do meio ambiente. Essas referências eram muito limitadas, já que havia vários acidentes parecidos e que podiam ser facilmente confundidos . Mais tarde, pessoas mais inteligentes perceberam que algumas referências não mudavam de comportamento e, por isso, eram mais confiáveis. Assim, passando a utilizar elementos como o movimento do Sol, da Lua e das estrelas que seguiam sempre o mesmo movimento. Posteriormente, a bússola com a agulha imantada apontada para o pólo norte magnético passou a ser o instrumento de grande precisão na orientação geográfica.
Foi do movimento do Sol, Lua e estrelas que surgiram os pontos cardeais:
Norte (N) – Setentrional ou Boreal Leste (L ou E) – Oriente, Oriental ou Nascente
Sul (S) Meridional ou Austral Oeste (O ou W) – Ocidente, Ocidental ou Poente
Foi também a partir do movimento do movimento do Sol que se concebeu a construção da Rosa-dos-Ventos. Completa, ela apresenta, além dos pontos cardeais, também os pontos colaterais e sub-colaterais.:
Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais:
Nordeste(NE) – entre o norte e o leste Sudeste(SE) – entre o sul e o leste
Sudoeste(SO) – entre o sul e o oeste Noroeste(NO) – entre o norte e o oeste.
Os pontos sub-colaterais ficam entre os pontos cardeais e os colaterais:
Nor-Nordeste(NNE) Nor-Noroeste(NNO) És-Nordeste(ENE
És-Sudeste(ESSE) Su-Sudeste(SSE) Su-Sudoeste(SSO)
Oés-Sudoeste(OSO) Oés-Noroeste(ONO)
Coordenas geográficas - mais tarde, com a expansão das viagens e o advento das navegações, surgiu a necessidade de novas formas de orientação e, mais necessariamente, novas formas de localização na superfície terrestre, já que a conscientização do espaço terrestre se expandia grande grandemente. Atendendo a essa necessidade, surgiram as Coordenadas Geográficas, uma forma matemática de se determinar a localização de pontos e acidentes geográficos na superfície terrestre. Seu sistema simples de localização é utilizado pelas pessoas no dia-a-dia, quando necessitam localizar cidades de um país ou mesmo ruas de uma cidade. Num nível mais elevado, o sistema de coordenadas pode até contar com o uso de satélites como o sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global) que utiliza um processo de triangulação matemática com precisão de metros.
As coordenadas geográficas refere-se ao conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, tendo por finalidade a localização dos acidentes geográficos. Para determinarmos as coordenadas geográficas de uma área, utilizamos os paralelos e os meridianos na localização da latitude e longitude.
Os meridianos e a longitude – são as linha imaginárias traçadas de pólo a pólo, servindo para determinar a longitude. O meridiano principal é o de 0º, chamado de Meridiano de Greenwich, que divide a Terra em dois hemisférios. Ocidental e Oriental.
Os paralelos e a latitude – são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador, servindo para determinar a latitude. O Equador é o círculo máximo que divide a Terra em dois hemisférios – Norte e Sul.
Além do Equador, há também os paralelos especiais representados na figura abaixo:

Latitudes e longitudes

Latitudes são as distâncias medidas em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre até o Equador, variando de 0º a 90º, para o norte e de 0º a 90º, para o sul.
Longitudes são as distancias medidas em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º para leste e de 0º a 180º para oeste.
Uma das conseqüências do uso das coordenas geográficas é que a utilização de alguns paralelos permite determinar cinco zonas térmicas(climáticas) terrestres. Entre os trópicos, temos a zona intertropical, de climas quentes ; entre os trópicos e os círculos polares, temos as zonas temperadas (norte e sul); e, ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, temos as zonas Glaciais ou Polares, de climas frios.
Os principais paralelos nos ajudam a demarcar as zonas climáticas principais que influenciam na determinação dos climas e paisagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário