quinta-feira, 18 de abril de 2013

7º ANO


A COLONIZAÇÃO E SEUS TRAÇOS
       A colonização do continente americano, a partir do século XVI, foi uma importante etapa na expansão comercial européia e no desenvolvimento capitalista. Essa expansão comercial iniciou no século XI, marcada pelo renascimento do comércio e pelo crescimento urbano. Foi uma etapa fundamental na transição do feudalismo para o capitalismo.
      Nos séculos XV e XVI, a expansão comercial européia e o intenso crescimento das cidades e da população estimularam a busca de novos produtos para a atividade comercial. Foi essa a principal motivação da expansão marítimo comercial da Europa e da colonização do continente americano.
      O traço marcante da colonização de todo o continente americano- e , por extensão , do Brasil -, com exceção apenas de partes da América foi a dependência em relação às poles, nações européias . Isso acarretou algumas marcas na economia e na sociedade brasileiras que , em alguns casos , permanecem até hoje com:
  • povoamento mais intenso na fachada atlântica (onde se localizam os portos);
  • utilização dos melhores solos para a produção de gêneros de exportação e não de alimentos para a população;
  • formação de uma sociedade constituída principalmente prol de uma minoria de altíssima renda (que matém ligações econômicas com o exterior) e uma maioria com baixa renda, que serve como força de trabalho barata;
  •  dependência econômica em relação aos centros mundiais do capitalismo.

O POVOAMENTO NO SÉCULO XVI
     Durante todo o século XVI, a ocupação portuguesa no Brasil colônia teve caráter periférico,litorâneo. As poucas cidades e vilas do período ,assim como todas as áreas agrícolas, estão nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com a metrópole.
     A extensão territorial da colônia era delimitada palo Tratado de Todesilhas, que acabou ficando apenas no papel, pois nos séculos XVII e XVIII  os portugueses aventuraram-se além de seus limites e foram necessários novos acordos e tratados, como o Tratado de Madri e o Tratado de santo Ildefonso, além de outros, que expandiram os domínios portugueses em detrimento dos espanhóis. 
     Durante a União Ibérica, período em que Portugal ficou sob o domínio da Espanha, as aréas coloniais pertencentes a esses dois Estados acabaram se confundindo. Além disso, enquanto os espanhóis tiveram mais sorte, pois desde logo descobriram metais preciosos como ouro e prata, os portugueses começaram com a plantação de cana-de-açucar, após um curto período de exploração do pau-brasil, embora sempre alcalentassem a idéia de também encontrarem os cobiçados metais, o que os levou a se aventurarem além dos limites do Tratado de Tordesilhas.

      FONTE:-Brasil Sociedade & Espaço
                  -História Sociedade & Cidadania




Nenhum comentário:

Postar um comentário